Análise e previsão climática para o trimestre maio, junho e julho de 2023 (MJJ/2023) no Estado do Maranhão

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS E OCEÂNICAS

 

Os campos oceânicos e atmosféricos globais analisados ao final de abril de 2023 persistem com aumento considerável das anomalias positivas da Temperatura da Superfície do Mar (TSM), especialmente no setor leste do Pacífico Equatorial. Na região do Niño 1+2, adjacente à costa oeste da América do Sul, as anomalias médias de TSM passaram a 2,7°C nas últimas quatro semanas. Nesta mesma região do Pacífico Equatorial, a magnitude da temperatura das águas subsuperficiais encontra-se até 4°C acima dos valores climatológicos, considerando a pêntada centrada em 18 de abril de 2023.

Figura 01: Anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) em entre os dias 23 e 29 de abril. Fonte: CPTEC e INPE.

A figura 02 mostra as pêntadas médias da posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em março de 2023, onde se observa sua atuação oscilando ao norte da sua climatologia na maioria das pêntadas, com exceção dos dias 11 a 15 que permaneceu abaixo da sua posição normal. Apesar da posição média da ZCIT ficar ligeiramente ao norte de sua climatologia, a o mês de março é onde o sistema meteorológico se coloca na posição mais austral e é onde também ocorre o ápice do período chuvoso em todo o estado do Maranhão.

Figura 02: posição média pentadal da Zona de Convergência Intertropical em março de 2023. Fonte: CPTEC e INPE.

Segundo os modelos de previsão sazonal de anomalias de TSM, o episódio quente associado ao fenômeno ENOS (El Niño) deve se configurar com até 72% de probabilidade, no decorrer do trimestre MJJ/2023.

Figura 03: Probabilidade de ocorrência do fenômeno ENOS até o trimestre dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024. Fonte: NOAA e CPC.

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL MJJ/2023 PARA O

NORDESTE DO BRASIL

 

A previsão climática de precipitação para os meses de maio, junho e julho de 2023 (MJJ/2023) indica maior probabilidade de ocorrência de totais pluviométricos na categoria normal a abaixo da faixa normal climatológica na faixa que vai do norte do Maranhão ao sudeste da Bahia, passando pelo centro-oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e estendendo-se pelo oeste de Alagoas e Sergipe. Na área mais estreita, que compreende o leste da Região Nordeste, na qual o trimestre MJJ corresponde ao período mais chuvoso, os acumulados de chuva podem se situar dentro da faixa normal climatológica (Figura 04). Na área mais clara do mapa, os totais pluviométricos correspondem a menos de 20% da precipitação média anual de acordo com a climatologia do INMET. Na região do Pacífico Equatorial, a maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos já sinaliza para o desenvolvimento da condição de El Niño, episódio quente do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS), no decorrer do referido trimestre. Isso explica a mudança nos prognósticos de chuva e temperatura para a Região Nordeste do Brasil nos meses subsequentes. As previsões de anomalias da temperatura do ar para o trimestre MJJ/2023 indicam valores acima da faixa normal climatológica na maior parte da Região Nordeste, especialmente onde esse é um período de estiagem climatológica. (fonte http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao-climatica).

Figura 04: Previsão climática para o trimestre MJJ/2023 para a Região Nordeste do Brasil (NEB).

CLIMATOLOGIA TRIMESTRAL DA CHUVA PARA MAIO, JUNHO E JULHO (MJJ) PARA O ESTADO DO MARANHÃO

 

O estado do Maranhão apresenta distribuição espacial dos totais pluviométricos médios históricos na Figura 05, para os meses de maio, junho e julho respectivamente. Em termos climatológicos, maio apresenta uma drástica diminuição das chuvas no extremo sul, marcando o início do período da pré-estação seca na região; o norte do estado, apesar de apresentar também uma diminuição das chuvas, ainda é período chuvoso, uma vez que é o último mês da estação chuvosa. Ocorrem chuvas muito escassas no centro-sul do estado em junho e é o mês marcante da pré-estação seca em todo o estado. Julho ainda apresenta chuvas da ordem de 100 a 200 mm no extremo noroeste do estado e ao sul as chuvas praticamente deixam de ocorrer.

O trimestre MJJ marca o início do período seco na região sul do estado e ao norte ainda permanece o período transitório com as últimas chuvas significativas do final da estação chuvoso.

Figura 05: Distribuição espacial climatológica da chuva nos meses de maio (a), junho (b) e julho (c) no Maranhão. Fonte: Climatologia INMET- 1981 a 2010/LABMET/NUGEO/UEMA

A figura 06 apresenta a soma dos totais pluviométricos médios históricos para maio, junho e julho (a); e a contribuição percentual do trimestre nas chuvas anuais (b). Nesse período, a região centro sul do estado é onde menos chove (com totais entre 25 e 100 mm), se contrapondo ao norte onde ainda apresenta valores significativos (entre 200 a 700 mm).

Para os totais anuais de chuva, o trimestre MJJ contribui ainda com cerca de 20 a 35% no setor norte do estado e a região sul, a contribuição fica entre 20 a 5 %, indicando que a região se estabelece na época seca.

Figura 06: Distribuição climatológica do total trimestral maio, junho e julho (MJJ) (a) e a contribuição percentual no trimestre (MJJ) para o total anual (b) no estado. Fonte: Climatologia INMET- 1981 a 2010/LABMET/NUGEO/UEMA

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL MJJ/2023 PARA O ESTADO DO MARANHÃO

 

A figura 07 mostra o resultado da discussão sobre um compilado da maioria dos modelos de previsão climática, indicando que a faixa centro norte deve ficar na categoria normal a abaixo do normal com confiabilidade alta; a faixa centro sul já se encontra fora do período chuvoso, pois de acordo com a figura 06 (b), a região apresenta contribuições anuais inferiores a 20%.

Figura 07 – Previsão climática para o trimestre MJJ/2023 para o estado do Maranhão

Para o trimestre MJJ/2023, de acordo com a figura 07, o estado apresenta grande perspectiva de que as chuvas se comportem em torno do normal a abaixo normal, com parte do estado já fora do período chuivo:

  1. Normal a abaixo do normal: faixa laranja claro sobre parte do cento norte do estado;
  2. Fora do período chuvoso: faixa marrom claro sobre o centro sul do estado, onde praticamente não há registro de chuva.

No tocante aos valores de precipitação, pode-se estimar com base na cenarização climatológica das chuvas que segue a metodologia dos tercis, onde o primeiro tercil (tercil inferior) fica abaixo de 33,3%, e é definido como o cenário seco; o segundo tercil fica entre os valores de 33,4% a 66,6% e é definido como o cenário normal e o terceiro tercil (tercil superior) são os valores superiores a 66,7%, é definido como o cenário chuvoso. Com base nisso, a Tabela 01 apresenta as faixas de probabilidade do comportamento médio trimestral MJJ/2023 das chuvas nos principais municípios do Maranhão, onde os valores estimados servem como um parâmetro para a distribuição das chuvas ao longo dos três meses em cada município.

É importante salientar que os valores da tabela 01 servem apenas como referência, não funcionando como um valor de previsão exato, por ser uma cenarização das normais climatológicas.

 

TABELA1: Faixa de tendência de precipitação e faixa de precipitação para o trimestre maio, junho e julho de 2023 nos principais municípios do Estado do Maranhão. Fonte: Climatologia INMET- 1981 a 2010/LABMET/NUGEO/UEMA

MUNICÍPIO

TENDÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO FAIXA DE PRECIPITAÇÃO
ALTO PARNAIBA FORA DO PERIODO CHUVOSO -
BACABAL NORMAL/ABAIXO Entre 267,5 a abaixo de 179,2 mm
BALSAS FORA DO PERIODO CHUVOSO -
BARRA DO CORDA FORA DO PERIODO CHUVOSO -
CAROLINA FORA DO PERIODO CHUVOSO -
CAXIAS NORMAL/ABAIXO Entre 191,8 a abaixo de 128,5 mm
CHAPADINHA NORMAL/ABAIXO Entre 318,2 a abaixo de 213,2 mm
COLINAS FORA DO PERIODO CHUVOSO -
GRAJAÚ FORA DO PERIODO CHUVOSO -
IMPERATRIZ FORA DO PERIODO CHUVOSO -
SAO LUIS NORMAL/ABAIXO Entre 608,3 a abaixo de 407,6 mm
TURIACU NORMAL/ABAIXO Entre 672,1 a abaixo de 450,3 mm
ZE DOCA NORMAL/ABAIXO

Entre 356,9 a abaixo de 239,1 mm

Essa previsão de caráter sazonal tem característica qualitativa, por conta disso se exclui a previsão de eventos extremos significativos e pontuais ao longo do trimestre; é importante também o acompanhamento diário dos elementos meteorológicos e monitoramento contínuo das condições atmosféricas e oceânicas que influenciam diretamente na qualidade do regime de chuva do estado do Maranhão. Eventuais mudanças podem ocorrer na configuração do sistema oceano-atmosfera.

Documento em PDF disponível em aqui

Meteorologista responsável:

Hallan Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.