Análise Sinótica 17/05/2023

Análise do dia 17/05/2023 às 18 UTC – 15 Hora Local

Uma massa de ar seco está predominando na região central do Brasil, dificultando a formação de nuvens. Em contra partida, “joga” toda a nebulosidade para o Norte e Nordeste do Brasil, deixando essas regiões com atmosfera instável. Em adição, tem-se ventos carregados de umidade vindos do mar e favorecendo a formação de nuvens mais carregadas no Litoral maranhense, com potencial para tempo adverso nessa região do estado.

 

⇒ ZCIT : oscilando entre 2°N e 5°N no Atlântico

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 18 UTC (15 hora local) do dia 17 de maio de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.