Condição atmosférica do dia 24/11/23

Análise do dia 24/11/2023 às 17:30 UTC – 14:30 Hora Local

Pouca nebulosidade sobre o estado do Maranhão e na maior parte do Nordeste do Brasil. Essa condição de tempo se dá em função de uma circulação ciclônica  que está presente em altos níveis da troposfera que provoca em seu centro uma condição de bom tempo, mas em sua borda acumula nuvens significativas.

⇒ ZCIT : oscilando entre 4°N e 7°N no Atlântico Tropical (carta sinótica não mostrada)

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 17:30 UTC (14:30 hora local) do dia 24 de novembro  de 2023 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima e linhas de correntes (vento) na alta troposfera.

_______________________________________________________________________________________________

A condição atmosférica se baseia em análises Sinóticas, que são observações das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.