Condição Atmosférica em 21/02/24

Análise do dia 21/02/2024 às 14:10  UTC 

Uma extensa área de nuvens de chuva encobre a maior parte do estado do Maranhão. Esse cenário meteorológico ocorre em função de uma circulação ciclônica (giro no sentido horário) que predomina em altos níveis da troposfera, próximo à costa do Nordeste do Brasil e se condiciona à um acoplamento com a ZCIT* em baixos níveis, gerando forte instabilidade atmosférica e chuvas contínuas. Essa configuração é de caráter transiente e tende a se desintensificar ao longo dos próximos dias. Entretanto, a ZCIT continuará atuando até o mês de maio no setor norte do Maranhão.

⇒ ZCIT : oscilando entre 3°S e 3°N no Atlântico Tropical (carta sinótica não mostrada)

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 14:10 UTC  do dia 21 de fevereiro de 2024 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima e linhas de corrente na alta troposfera. As

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão como a ZCIT e VCAN, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.