Condição atmosférica em 01/04/24

Análise do dia 01/04/2024 às 16:30  UTC (13:30 Hora Local)

Climatologicamente, o mês de abril é um dos meses mais chuvosos do Maranhão, especialmente no centro norte. Entretanto, no momento, áreas de instabilidade estão mais evidenciadas no setor sul do estado. No extremo norte, pequenos núcleos convectivos estão se formando e deixando a região para chuvas em potencial nas próximas horas.

⇒ ZCIT : oscilando entre 2°S e 1°N (banda principal) e 4°S e 6°S (banda secundária) no Atlântico Tropical (carta sinótica não mostrada)

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 16:30 UTC  do dia 01 de abril de 2024 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão como a ZCAS, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.