Condição Atmosférica em 14/05/24

Análise do dia 14/05/2024 às 15:20  UTC (12:20 Hora Local)

A grande área de subsidência atmosférica que predomina na parte central do Brasil e inibi a formação de nuvens, faz com que grande parte do Maranhão também apresente essa condição, ou seja, poucas nuvens e temperaturas elevadas. Entretanto, o extremo norte do Maranhão ainda apresenta condição potencial para formação de nuvens carregadas, em virtude da proximidade da ZCIT e de instabilidades vindas da Costa da África, mesmo que de forma remota. Sendo assim, chuvas são esperadas no extremo do norte.

⇒ ZCIT : Oscilando entre 1°S e 4°N no Atlântico Tropical (carta sinótica não mostrada)

A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 15:20 UTC  do dia 14 de maio de 2024 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.

_______________________________________________________________________________________________

Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).

UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais

*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.

ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão como a ZCAS, clique AQUI

Meteorologista responsável

Andréa Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

Compartilhar.