Condição Atmosférica em 20/02/2025
Por Andrea Cerqueira em 20 de fevereiro de 2025
Análise do dia 20/02/2025 às 17:20 UTC (14:20 Hora Local)

A forte atividade convectiva sobre o setor noroeste do Maranhão e áreas oceânicas adjacentes, forma nuvens de tempestade com potencial para provocar tempo adverso nessa região. Núcleos isolados estão em formação nas proximidades da Ilha de São Luís. Essa instabilidade atmosférica no norte do Maranhão é provocada pela incursão da Zona de Convergência Intertropical em latitude mais ao sul do equador. Alerta de chuvas se mantém para toda a área citada. O sul do estado também apresenta significativa instabilidade na atmosfera e podem ocorrer chuvas isoladas durante a tarde e noite.
⇒ ZCIT : Oscilando entre 3°N e 4°S no Atlântico equatorial (carta sinótica não mostrada)
A imagem do satélite GOES 16/INMET no horário de 17:20 UTC do dia 20 de fevereiro de 2025 mostra a nebulosidade associada a condição atmosférica citada acima. As áreas coloridas na imagem representam o desenvolvimento vertical das nuvens, de acordo com a escala, quanto mais frio o topo da nuvem (vermelho), mais desenvolvida ela é, e mais propícia a causar tempo adverso na localidade de atuação.
Análise Sinótica é a observação das condições mais atuais da atmosfera da região de interesse. Nessa avaliação são identificados os principais sistemas sinóticos a partir de mapas e cartas sinóticas analisados pelo meteorologista. As informações são fundamentadas em dados de estações meteorológicas, satélites, modelos numéricos, entre outros).
UTC (Universal Time Coordinated): Tempo Universal Coordenado: 3 horas a mais
*ZCIT (Zona de Convergência Intertropical): grande área de instabilidade ao redor do globo confinada dentro dos trópicos.
ATENÇÃO: Para mais informações sobre os sistemas meteorológicos produtores de chuva no Maranhão como a ZCAS, clique AQUI
Meteorologista responsável
Andréa Cerqueira
ahmeteoro@gmail.com