Análise e previsão climática para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2025 – SON/2025 no Nordeste do Brasil
Por Hallan Cerqueira em 13 de setembro de 2025
Recife, 29 de agosto de 2025 — Meteorologistas de diversos estados do Nordeste divulgaram, nesta sexta-feira (29), a previsão climática para o trimestre setembro-outubro-novembro (SON/2025). O encontro, realizado de forma virtual e coordenado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL), reuniu especialistas de centros estaduais de meteorologia e instituições nacionais de pesquisa.
De acordo com o boletim, há maior probabilidade de chuvas acima da média climatológica no sul do Nordeste, especialmente no sul da Bahia. Já em Sergipe, Alagoas, no sul do Maranhão e Piauí, além do extremo sudoeste de Pernambuco, os volumes devem se manter dentro da normalidade. Para os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, a expectativa é de um período mais seco, característico da época do ano.
O documento também destaca que as temperaturas devem permanecer acima da média em toda a região, com picos que podem ultrapassar os 37°C em cidades do Piauí, como Floriano e Piripiri. Setembro e outubro tendem a ser os meses mais quentes e secos, enquanto novembro deve registrar maior variação térmica entre madrugada e tarde.
As condições oceânicas e atmosféricas globais apontam neutralidade no Pacífico Central, com possibilidade de 39% de ocorrência de La Niña ainda neste trimestre. No Atlântico Tropical, observa-se resfriamento anômalo das águas no hemisfério Norte, condição que pode influenciar a distribuição das chuvas no Nordeste. Segundo os meteorologista, a previsão para os próximos 30 dias indica chuvas próximas da média em grande parte da região, com tendência de volumes mais elevados no sul do Maranhão, sul do Piauí e no noroeste baiano.
O boletim, resultado da colaboração entre centros estaduais e instituições como CPTEC/INPE, INMET, FUNCEME e parceiros internacionais, está disponível no portal do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NUGEO/UEMA)
boletim completo clique aqui