Chuva de granizo em Riachão


Por em 13 de outubro de 2025



Um evento de tempo adverso caracterizado por ocorrência de queda de granizo e ventos fortes, foi registrado na tarde do dia 11 de outubro de 2025 na cidade Riachão, setor sul do estado do Maranhão. O episódio foi responsável por causar espanto na cidade durante 10 minutos, justamente pela quantidade de pedras de gelo que precipitaram do céu.

Durante a transição do período de estiagem para o período de chuvas, o ar seco e quente é lentamente substituído por parcelas de ar mais úmidas; esse contraste torna a atmosfera instável e favorável para formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, as chamadas Cumulonimbus. Foi exatamente essa condição atmosférica mais ampla que antecedeu a ocorrência de queda de granizo e ventos intensos em Riachão.   

O granizo, que nada mais é do que pequenas bolas de gelo, é formado na ocasião em que as correntes de ar ascendentes se tornam fortes o bastante para transportar as gotículas de água para altitudes elevadas com temperaturas inferiores a 0°C e com isso transformá-las em gelo com forma arredondada, devido ao vai e vem das correntes de ar dentro da nuvem; assim quando o granizo se torna suficientemente pesado, não podendo mais ser sustentado pelas correntes de ar ascendentes, cai em direção ao solo. Na tarde do dia 13 de outubro, a condição de instabilidade atmosférica estava predominando no setor sul do estado, e deu condições termodinâmicas favoráveis para a formação do granizo (conforme imagem de satélite).

Imagem do satélite meteorológico GOES-19 na tarde do dia 11 de outubro de 2025. As áreas coloridas são nuvens de grande desenvolvimento vertical geralmente associadas com tempo adverso e que estavam predominantes no sul do Maranhão.

Meteorologista responsável: Andréa Cerqueira (CREA-MA: 1122767226)

Coordenador do laboratório de Meteorologia: Gunter Reschke



Últimas Postagens