Avaliação Trimestral da Chuva

Avaliação trimestral da chuva para o período dezembro, janeiro e fevereiro.

As chuvas trimestrais representam a soma do observado acumulado dos totais mensais, significa dizer que o trimestre de dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017, foi somado e espacializado no estado do Maranhão. O intuito deste produto é, primeiramente, informativo, pois se pode fazer um acompanhamento sazonal do comportamento das chuvas e também de servir base de validação das previsões climáticas trimestrais realizadas mensalmente pelos centros de Meteorologia do Nordeste Brasileiro.

clima_tri_022017

A climatologia do trimestre dez/jan/fev mostra que normalmente os maiores volumes de chuvas se encontram tanto no extremo sul, como no estremo norte do estado (valores maiores que 650 mm). A parte mais central do estado apresenta menor índice pluviométrico neste período (valores inferiores a 600 mm).
Essa configuração espacial da chuva trimestral apresenta uma tendência da atuação dos sistemas meteorológicos causadores de chuva do início da estação chuvosa do estado, que é principalmente a ZCIT*, pelo norte, VCAN*, que atua praticamente no estado todo e ZACAS*, que atua mais no sul do estado.

totalpluv_tri_022017

As chuvas observadas no estado apresentaram uma área de grande concentração, principalmente na região que compreende os municípios de Zé doca, Santa Inês, Buriticupu, Bacabal e parte de Pedreiras, onde foram observados acumulados em torno e acima de 900 mm. A situação inversa se pode observar nas regiões onde se registram os mais baixos índices pluviométricos, com destaque para o extremo nordeste do estado, (região dos lençóis maranhenses) e o extremo oeste do estado (região de Açailândia), apresentação índices abaixo de 350 mm. O restante do estado ficou com chuvas em torno de 500 a 600 mm.

desvio_tri_022017

Pode-se destacar a região que compreende os municípios de Zé doca, Santa Inês, Buriticupu, Bacabal, parte de Pedreiras e Imperatriz como a região com trimestre mais chuvoso do estado (da ordem de 50% acima do normal), já regiões que ficaram abaixo do normal foram o extremo nordeste e extremo oeste do estado, com destaque para a região de Açailândia que apresentou chuvas em torno de 75% abaixo do normal. O restante do estado se pode dizer que as chuvas ficaram dentro da normalidade (variando de -10 a 10% em torno da normal).

De forma geral, a coloração verde, azul e vermelha representam chuvas em torno da normal, acima da normal e abaixo da normal, respectivamente.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.