Avaliação Mensal de Chuva (junho de 2017)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (junho de 2017)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo dos meses, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto às chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à presivibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas

06=climatologia junho

Climatologicamente as chuvas de junho praticamente se concentram mais no extremo noroeste do estado, onde apresenta valores acima de 200 mm. É perceptível uma diminuição zonal da chuva onde, normalmente, não se registra mais chuvas no extremo sul do estado.

06-total chuva jun de 2017

Em junho de 2017 houve uma grande concentração de chuvas no extremo noroeste do estado (município de Turiaçu e redondezas) com valores chegando a 200 mm. Apesar dos baixos volumes de chuvas apresentados no sul do estado, as chuvas foram bem significativas para a época (entre 80 e 20 mm).
Quase a totalidade das chuvas registradas nesse mês foi em função de sistemas localizados modulados por distúrbios ondulatórios de leste, o que é comum pra época, além do que muito das precipitações tiveram um caráter localizado oriundos da termodinâmica local.

06-desvio jun 2017


A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
O Sul/sudeste do estado apresentou chuvas muito acima do normal para a época do ano, apesar dos volumes serem baixos. O norte do estado, de uma forma geral, apresentou chuvas abaixo do normal, da ordem de 40 a 60%, com exceção de do extremo noroeste que apresentou chuvas dentro da normalidade.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.