Avaliação Mensal de Chuva ( janeiro de 2018)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (janeiro de 2018)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

01-climatologia jan

Climatologicamente em janeiro as chuvas se concentram principalmente no extremo sul do estado com acumulados acima de 270 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central é a região menos chuvosa, sendo historicamente que os volumes registrados ficam abaixo de 180 mm.

01-total chuva jan de 2018

As chuvas observadas em janeiro de 2017 se concentraram no noroeste do estado, com destaque para os municípios de Zé Doca e Turiaçu que registraram chuvas em torno de 320mm.
A região centro-sul do estado foi a que apresentou os menores índices pluviométricos no período de janeiro de 2018 ficando abaixo de 180 mm. Essa condição ficou restrita quase inteiramente ao Centro-sul estado.

O mês de janeiro de 2018 foi caracterizado por intensas chuvas, principalmente no setor norte, provenientes de VCANs, que foram bastantes frequentes.

01-desvio jan 2018

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Os desvios percentuais em relação à normal mostraram que os setor norte do estado apresentaram chuvas em torno da normal a acima do normal, enquanto que o centro sul praticamente ficou com as chuvas abaixo do normal, com exceção da região dos municípios de Sítio Novo, que as chuvas ficaram aceima do normal, e Grajaú, que apresentou chuvas dentro da normalidade

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.