Avaliação Mensal de Chuva ( março de 2019)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (março de 2019)

    As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

    A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

<03-climatologia de março

Normalmente em março as chuvas se concentram principalmente no noroeste do estado, onde em sua extremidade apresenta valores superiores a 500 mm, sendo a região mais chuvosa.

A parte mais central é o local menos chuvoso, sendo historicamente a região que apresenta volumes abaixo de 180 mm.

03-total chuva mar de 2019

Em março de 2019 os maiores volumes de chuva se concentram no entorno de São Luís, onde o volume registrado foi da ordem de 800 mm, um recorde para um único mês. O dia 23 de março marcou um dia histórico com maior volume de chuva registrado em um único dia na capital, 236,2 mm, coincidentemente esse dia é conhecido internacionalmente com dia meteorológico mundial.
O mês em questão teve bastante atuação dos VCANs, que trouxeram muita nebulosidade do tipo estratiforme e cumuliforme para o setor norte do estado, o que produziu muitas chuvas, ora do tipo estratiforme, ora do tipo convectiva sucessivas, além do que, houve também atuação da ZCAS, no setor sul, mas com menor frequência e intensidade.
Outro sistema que se destacou bastante foi a ZCIT, que no mês de março esteve bastante atuante e dentro da sua climatologia de posicionamento, o que contribuiu significativamente para os volumes de chuva produzidos em todo o estado, principalmente no norte.

03-desvio mar 2019

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
A faixa norte do estado apresentou chuvas acima do normal, com o extremo norte variando da ordem de 70 a 80% acima do normal. O setor centro-sul, de uma forma geral, apresentou chuvas dentro da normalidade, com algumas faixas na parte central e sul, chuvas abaixo do normal da ordem de 30%.
De forma generalizado pode-se dizer que o Centro-norte apresentou chuvas acima do normal e o Centro-sul apresentou chuvas dentro da normalidade.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.