Avaliação Mensal da Chuva (Janeiro de 2020)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Janeiro de 2020)

    As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

  A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

<01-clima de jan (1981-2010)

Climatologicamente em janeiro as chuvas se concentram principalmente no setor oeste do estado com acumulados acima de 270 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central e leste do estado é a região menos chuvosa, sendo historicamente que os volumes registrados ficam abaixo de 180 mm.

01-total chuva jan de 2020

As chuvas observadas em janeiro de 2020 ultrapassaram a ordem de 600 mm em algumas regiões do estado como o nordeste e o sudoeste com destaque para a regiões de Carolina, Chapadinha e São Luís, todos com chuvas acima de 500 mm.
A atuação de vários sistemas típicos foi baste intensa no mês de janeiro como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e uma atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul da sua posição normal; todos esses sistemas são considerados de grande escala.
chuvas localizadas provenientes de sistemas meteorológicos de pequena escala também contribuíram com os grandes volumes observados neste mês, assim, todo o conjunto da atuação de sistemas de diferentes escalas de espaço-temporais contribuíram para o alto índice pluviométrico registrado no mês de janeiro de 2020.

01-desvio jan 2020

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Praticamente todo o estado apresentou chuvas acima do normal, com destaque para o Município de Chapadinha que registrou chuvas da ordem de 200% acima do normal. Destaque também para a capital do estado que registrou chuvas 150% acima do normal.
Regiões menores do estado apresentam chuvas normais e outras menores ainda apresentam chuvas abaixo de 20% do esperado.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.