Avaliação Mensal da Chuva (fevereiro de 2020)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Fevereiro de 2020)

    As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

  A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

<

Normalmente em fevereiro os maiores volumes de chuva se concentram na parte noroeste do estado com valores superiores a 300 mm e os menores se concentram na parte sudeste com volumes que não ultrapassam 200 mm.

Boa parte das chuvas ocorridas no norte do estado são decorrentes da influência da Zona de Convergência Intertropical, que já se encontra bem próxima à região organizando os processos convectivos causadores de chuva; por outro lado, outros sistemas também atuam essa época, como os sistemas ondulatórios de leste, os sistemas de brisa, os complexos convectivos de mesoescala e os Vótices Ciclônicos de Altos Níveis . Já na região sul um dos principais sistemas causadores de chuva é a Zona de Convergência do Atlântico sul, que organiza muito da convecção local

02-total chuva fev de 2020

As chuvas observadas em fevereiro de 2020 se concentraram na região noroeste e norte do estado, como esperado, porém, com volumes superiores a 440 mm. Muito desse volume acima do normal está relacionado à atuação dos VCANs e da ZCIT que estavam muito ativos nessa época.
O menores volumes se concentram mais na parte central e sul do estado, com valores inferiores a 180 mm.

02-desvio fev 2020

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Praticamente todo o estado apresentou chuvas em torno ou acima do normal, com destaque para a região do município de Vargem Grande, que apresentou chuvas da ordem de 75% acima do normal.
O extremo sul do estado e uma pequena porção da região oeste e central apresentaram chuvas abaixo do normal chegando a mínimos de -30% na região de Açailândia, que foi a região com os menores desvios.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira
hdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.