Avaliação Mensal de Chuva ( abril de 2020)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (abril de 2020)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

04-clima de abr (1981-2010)

A climatologia de abril apresenta os maiores índices pluviométrico ao norte acima da latitude de 4°sul, onde normalmente as chuvas ficam compreendidas no intervalo de 340 a 460 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm.
Os menores índices pluviométricos se concentram no extremo sul do estado, chegando a mínimos de 120 mm próximo as regiões de Balsas e Alto Parnaíba. A faixa central do estado compreendidos entre os paralelos 4 a 6°S, é a onde se encontram volumes pluviométricos entre 330 e 200 mm.

04-total chuva abril de 2020

Boa parte das chuvas observadas em abril de 2020 seguiram o comportamento aproximado das normais climatológicas com boa parte oriundas da influência da ZCIT. Destaque para o município de Bacabal, onde se observaram acumulados mensais acima de 600 mm. A região de Grajaú foi onde se registram os menores valores, inferiores a 100 mm.

04-desvio abr 2020

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
Boa parte de estado apresentou chuvas na faixa do normal a acima do normal, com pequenas exceções no extremo nordeste do estado (região dos Lençóis Maranhenses), a parte mais central e o extremo sul, regiões essas que apresentam, em média, 40% de chuvas abaixo do normal

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.