Avaliação Mensal de Chuva (fevereiro de 2021)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (fevereiro de 2021)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

02-clima de fev (1981-2010)

Normalmente em fevereiro os maiores volumes de chuva se concentram na parte noroeste do estado com valores superiores a 300 mm e os menores se concentram na parte sudeste com volumes que não ultrapassam 200 mm.
Boa parte das chuvas ocorridas no norte do estado são decorrentes da influência da Zona de Convergência Intertropical, que já se encontra bem próxima à região organizando os processos convectivos causadores de chuva; por outro lado, outros sistemas também atuam essa época, como os sistemas ondulatórios de leste, os sistemas de brisa, os complexos convectivos de mesoescala e os Vótices Ciclônicos de Altos Níveis . Já na região sul um dos principais sistemas causadores de chuva é a Zona de Convergência do Atlântico sul, que organiza muito da convecção local

02-total chuva fev de 2021

Os oitos primeiros dias de fevereiro de 2021 não houve registro de chuvas, com os primeiros registros observados a partir do dia 9 no setor norte do estado. No setor sul houve poucas chuvas para o mesmo período.
Já sobre a influência da ZCIT, o estado apresentou boas quantidades de chuva, com destaque para a região mais ao norte, onde os volumes ficaram acima de 300 mm (região azulada), o restante do estado não ficou com chuvas abaixo de 200 mm, apresentando boa distribuição espacial.

02-desvio fev 2021

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 25 a -25% em torno da normal como normal.
Pode-se considerar que as chuvas em fevereiro de 2021 no estado do maranhão ficaram, quase que completamente, acima do normal, não havendo registro de chuvas abaixo do normal, porém, apesar do bom índice pluviométrico mensal, fevereiro ficou marcado por uma péssima distribuição temporal das chuvas, principalmente no setor centro-norte, onde as chuvas mais significativas ficam compreendidas principalmente entre os dias 11 e 22.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.