Avaliação Mensal de Chuva (abril de 2021)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (abril de 2021)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do normal, para tanto, usa-se um cálculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem. A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

04-climatologia de abril

A climatologia de abril apresenta os maiores índices pluviométrico ao norte acima da latitude de 4°sul, onde normalmente as chuvas ficam compreendidas no intervalo de 340 a 460 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm.
Os menores índices pluviométricos se concentram no extremo sul do estado, chegando a mínimos de 120 mm próximo as regiões de Balsas e Alto Parnaíba. A faixa central do estado compreendidos entre os paralelos 4 a 6°S, é a onde se encontram volumes pluviométricos entre 330 e 200 mm.

04-total chuva abr de 2021

Como esperado para abril da distribuição das chuvas, o comportamento espacial se apresentou semelhante à climatologia, com os maiores valores se concentrando ao norte e os menores ao sul, porém, os volumes ficaram deficitários em todos o estado, com algumas regiões apresentado acumulados abaixo de 100 mm, o que não é comum para o mês de abril.
A precipitação deficitária em abril de 2021 se deve boa parte pela ausência incomum da ZCIT, principal sistema causador de chuvas no norte do estado. O sistema meteorológico se encontrou ao norte de sua posição normal, em função das águas mais aquecidas do Atlântico estarem mais ao norte também; esse posicionamento anormal da ZCIT tem impacto direto na convergência da umidade, prejudicando também a convecção que é mais localizada e produz as nuvens de tempestade, todo esse mecanismo tem influência direta nas chuvas deficitária no mês.

04-desvio abr 2021

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 33,3 a -33,3% em torno da normal como normal.
O mês de abril de 2021 apresentou quase que sua totalidade de chuvas abaixo do normal, com a exceção do extremo sul e uma pequena porção ao norte. Pode-se considerar que no compito geral, as chuvas de abril se comportaram abaixo da climatologia normal, com regiões do leste do estado ficando até 50% abaixo do normal.

*ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.Meteorologista responsável
Hallan Cerqueirahdmeteorologia@gmail.com

Compartilhar.