Avaliação Mensal de Chuva (fevereiro de 2022)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (fevereiro de 2022)

 

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas têm se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são um fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do seu comportamento em relação ao que era esperado na climatologia.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

Climatologia da chuva em fevereiro

A climatologia da precipitação pluviométrica de fevereiro apresenta os maiores volumes concentrados no extremo norte do estado, onde os valores ficam entre 300 e 350 mm. É início climatológico do período chuvoso nessa região, quando o ápice ocorre em março e abril. Os menores acumulados do mês ficam entre 100 e 150 mm concentrados no sul e sudeste.

As chuvas do mês de fevereiro são normalmente influenciadas por sistemas meteorológicos transientes, tal como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que é o responsável por provocar bastante chuva entre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do sul do Nordeste brasileiro; Vórtice Ciclônico de Alto Nível (VCAN) é outro fenômeno comum nessa época que causam muitas chuvas no Maranhão. Dependendo do posicionamento do VCAN, ele pode causar ou inibir a ocorrência de chuvas e é por isso que muitas vezes alguns dias podem ficar secos e com altas temperaturas, mesmo no período chuvoso. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a aparecer em fevereiro, de forma mais constante no norte do Maranhão, causando assim vários episódios de tempo adverso

 

Chuvas diárias observadas em fevereiro de 2022

A coloração das figuras de chuvas diárias tem três categorias: a baixa, que vai do vermelho ao laranja claro indicando chuvas com baixo volume e pouco significativas; a intermediária, que vai do verde claro ao verde escuro e indica chuvas com volumes mais significativos seguindo um padrão intermediário; a alta, que vai do roxo claro ao roxo escuro e indica volumes significativos de chuvas mostrando eventos extremos.

A seguir um breve resumo das chuvas diárias no estado em fevereiro de 2022:

  • Os dias 01 e 02 apresentou chuvas pouco significativas;
  • Dias 03 e 04 apresentou chuvas mais significativas no centro norte;
  • Dia 05 e 06 as chuvas se concentraram mais na região oeste do estado;
  • Dia 07 houve poucas chuvas;
  • No dia 08 as chuvas mais significativas se concentraram no sudeste do estado;
  • Dia 09 apresentou uma grande irregularidade espacial de chuva;
  • Dia 10 apresentou chuvas pouco significativas no norte do estado;
  • Dia 11 as chuvas significativas se concentram na faixa central do estado com destaque para o extremo oeste do estado;
  • Dia 12 houve chuvas pouco significativas;
  • Dias 13 apresentou chuvas significas em praticamente todo o estado;
  • Dia 14 somente uma pequena porção na região central do estado apresentou chuva;
  • Dia 15 as chuvas se concentram na faixa central do estado;
  • Dia 16 as chuvas se concentram mais ao sul;
  • Dia 17 quase não houve registro de chuva;
  • Dia 18 apresentou chuvas na faixa leste do estado;
  • Dia 19 apresentou chuvas significas em praticamente todo o estado;
  • Dia 20 apresentou chuvas pouco significas em praticamente todo o estado;
  • Dia 21 as chuvas se concentram na porção nordeste do estado;
  • Dia 22 as chuvas se concentram na faixa central do estado;
  • Dia 23 houve chuvas pouco significativas;
  • Dia 24 somente uma pequena porção na região central do estado apresentou chuva;
  • Dia 25 as chuvas se concentram na faixa central do estado;
  • Dia 26 houve chuvas pouco significativas;
  • Dia 27 as chuvas se concentram nas regiões nordeste e noroeste do estado;
  • Dia 28 houve chuvas significativas em toda as faixa centro-norte do estado.

 

Total mensal das chuvas observadas em fevereiro de 2022

Os totais mensais de chuvas observados em fevereiro de 2022 apresentaram certa discrepância com relação à climatologia. Os maiores valores de chuvas ocorreram em regiões diferentes do estado, principalmente no setor central, como por exemplo, nos municípios de Bela Vista do Maranhão, São Pedro da água Branca e Coelho Neto (com chuvas totalizando entre 300 e 350 mm). A região noroeste que normalmente apresenta chuvas volumosas, apresentou totais abaixo da média histórica; com destaques para as localidades de Turiaçu, Turilândia, Viana e adjacências (valores observados entre 25 e 50 mm).

Anomalia de Precipitação (mm), observada em fevereiro de 2022

O estado do Maranhão apresentou anomalias positivas em alguns pontos isolados (azul no mapa), com excedente variando de 50 a 100 mm de chuva. As demais regiões oscilaram entre normalidade e anomalias negativas, ou seja, déficit de chuvas. Destaques para o noroeste e extremo sul do estado.

A ocorrência de episódios de VCAN foi o destaque desse mês na produção (e inibição de chuva). Sua posição contribuiu bastante para episódios de chuvas intensas na região central do Maranhão. Em contrapartida, a fraca atua da ZCIT no norte do estado, resultou em déficits expressivos de chuva.

Desvios de precipitação observada em fevereiro de 2022

Utilizando a metodologia dos tercis, onde o primeiro tercil (tercil inferior) fica abaixo de 33,37%, e é definido como abaixo do normal (cor vermelha); o segundo tercil fica compreendido entre os valores de 33,37% a 66,67% e é definido como normal (cor amarela) e o terceiro tercil (tercil superior) compreende os valores superiores a 66,67% é definido como acima do normal (cor azul).

O mês de fevereiro de 2022 apresentou os desvios entre normal e abaixo da normal em praticamente todo o estado; com exceção de pequenas áreas (em azul no mapa), onde os desvios ficaram na categoria acima do normal.

O mês de fevereiro de 2022 apresentou os desvios entre normal e abaixo da normal em praticamente todo o estado; com exceção de pequenas áreas (em azul no mapa), onde os desvios ficaram na categoria acima do normal.

Considerações finais

 

Um número significativo de episódios de chuva intensa ocorreu no estado, principalmente na região central, mas apesar disso, o contexto de distribuição de chuva ficou entre a normalidade e chuvas abaixo da média histórica. Isso foi resultado da fraca atuação da ZCIT em relação a climatologia e a ocorrência de VCANs favorecendo as chuvas mais no centro do Maranhão.

link para o download do boletim em PDF aqui

Meteorologistas responsáveis:

Hallan D. Cerqueira

hdmeteorologia@gmail.com

Andréa Helena M. dos Santos Cerqueira

ahmeteoro@gmail.com

glossário: https://portal.inmet.gov.br/glossario/gloss%C3%A1rio

Compartilhar.