Avaliação Mensal de Chuva (Março de 2017)

Avaliação mensal da chuva no maranhão (Março de 2017)

As chuvas mensais são os totais diários acumulados somados por mês. A importância dessa informação consiste no acompanhamento da evolução, ou retrocesso, das chuvas ao longo do mês, para um comparativo do período chuvoso e seco, com a série histórica nas regiões, ou municípios, em que as chuvas tem se concentrado. Em muitas regiões do estado a seca ou o excesso de chuvas é um problema, uma vez que eventos extremos tanto para mais, quanto para menos, são uma fator que tem uma relação direta com a vida cotidiana das pessoas. Sabendo da importância que os valores máximos e mínimos de chuvas que influenciam sobre a sociedade civil, é imprescindível o conhecimento do quanto as chuvas estão acima, ou abaixo do esperado, para isso usa-se um calculo simples de desvio em torno do normal representado por porcentagem.

A representação espacial das chuvas é outra importante ferramenta que dá indícios dos principais sistemas causadores de chuva na escala mensal. O mapeamento da atuação desses sistemas é algo útil à previsibilidade de padrões de futuros eventos significativos de chuvas.

climatologia de março />

Climatologicamente em março as chuvas se concentram principalmente no noroeste do estado, onde em sua extremidade apresenta valores superiores a 500 mm, sendo a região mais chuvosa.
A parte mais central é a região menos chuvosa, sendo historicamente a região que apresenta volumes abaixo de 180 mm.

必利勁
v>

03-total chuva mar de 2017

As chuvas observadas em março de 2017 se concentraram em uma região ao norte em nos arredores do município de Alcântara, apresentando precipitações superiores a 600 mm.
A região menos chuvosa foi a centro sul apresentando precipitações inferiores a 200 mm.

03-desvio mar 2017

A coloração da figura dos desvios percentuais representadas pelas tonalidades azul, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, os desvios acima, em torno e abaixo do normal, onde se considerada que desvios da ordem de 10 a -10% em torno da normal como normal.
O norte do estado apresentou em março chuvas em torno do normal, com regiões apresentando chuvas acima do normal, com destaque para Santa Inês, que apresentou volumes de 50% acima do normal.
O sul do estado apresentou chuvas abaixo do normal, em especial o sudeste do estado apresentado municípios que apresentaram volumes 60% abaixo do esperado. Um destaque para o extremo sul que apresentou uma região dentro da normalidade.
Essa condição é característica da atuação da ZCIT, que normalmente tem uma atuação no norte do estado nessa época, provocando grandes volumes de precipitação. O desvio negativo do sul está relacionado com a fraca atuação da ZCAS, que é o sistema principal causadores de chuva nessa região.

*ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.
*ZACAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.
*VCAN – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

Meteorologista responsável
Hallan Cerqueira

Compartilhar.